SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2User or drug addicts?: A psychoanalytic study of two possible forms of relationship with the drugs in the contemporarinessAutism: the discussion of a paradox? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

AGUIAR, Eloisa Nogueira. Vida como drama: repensando o papel do cliente em psicoterapia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 648-663. ISSN 1808-4281.

O artigo busca uma discussão sobre o papel do cliente em psicoterápica, a partir do pensamento de José Ortega y Gasset. Se a psicoterapia é a preocupação com a experiência vivencial, sua filosofia se oferece de grande valia, pois coloca a vida humana no centro de suas investigações. A vida é um projeto pessoal que implica, simultaneamente, as circunstâncias e a subjetividade. A vida requer um processo de “quefazer”. Viver é sentir-se fatalmente forçado a exercitar a liberdade, a decidir quem vai ser neste mundo. Este é o caráter dramático da vida. Esta visão ajuda a explicar a sua negação afiada de uma essência humana. Assim, altera-se o papel do cliente, bem como sua expectativa em relação ao psicólogo.

Keywords : Vida; Drama; Psicoterapia; Ortega y Gasset.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License