SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Vida como drama: repensando o papel do cliente em psicoterapiaA alteridade em canções de Chico Buarque de Hollanda: uma leitura desconstrucionista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

CARVALHO, Aliny Lamoglia de. Autismo: a discussão de um paradoxo?. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 664-675. ISSN 1808-4281.

O artigo apresenta uma discussão sobre as mudanças de paradigmas acerca do autismo infantil. A partir de um artigo publicado em uma revista de circulação internacional, apresentam-se as descobertas da sociogenética sobre as bases neurobiológicas do autismo e sua vinculação com critérios diagnósticos dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento propostos pelo DSM IV.  Algumas contribuições de autores contemporâneos são trazidas para fomentar a discussão e também algumas perspectivas de psicanalistas que já no século passado apontavam para um posicionamento no qual a psicanálise talvez não representasse o melhor referencial teórico para a discussão da síndrome do autismo infantil.

Palavras-chave : Autismo; Psicanálise; Sociogenética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License