SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Autism: the discussion of a paradox?The process of diagnosing psychopatic women in the National Mental Hospital: between physiology and bad costums (1903-1930) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

FREIRE, José Célio  and  QUEIROZ, Renata Ramalho de. A alteridade em canções de Chico Buarque de Hollanda: uma leitura desconstrucionista. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 676-696. ISSN 1808-4281.

Este estudo pretendeu exercitar as possibilidades de compreensão do texto de algumas canções de Chico Buarque de Hollanda, para além da intencionalidade do autor, visando sua alteridade e a produção de subjetividade que tal leitura encerra, a partir de elementos desconstrutores específicos: acontecimento; ocultamento/desvelamento; multiplicidade; polissemia; inversão; e diferença/alteridade. A investigação mostrou também que o texto buarquiano possui características tais como a atemporalidade e o uso de personagens que representam figuras do desamparo. O ensaio desconstrucionista nos permitiu explorar outras compreensões para o texto original, que já estavam potencialmente existentes. Concluímos que o outro comparece na obra estudada como o outro do texto, como o outro no texto e como um outro texto.

Keywords : Alteridade; Subjetividade; Desconstrução; Leitura; Chico Buarque.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License