SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Schizophrenia and artistic creativityAnalysis of quality of life and burden of female caretakers for elder people in Assis, interior of São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

GIACOMOZZI, Andréia Isabel. Representações sociais da droga e vulnerabilidade de usuários de CAPSad em relação às DST/HIV/AIDS. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 776-795. ISSN 1808-4281.

Esta pesquisa objetivou identificar as representações sociais do álcool e outras drogas, bem como as vulnerabilidades com relação às DST/HIV/AIDS de usuários de um CAPSad de um município do Sul do Brasil. Participaram 87 usuários. Utilizou-se o questionário estruturado e auto-administrado. Os resultados evidenciaram uma multiplicidade de fatores de risco às DST/HIV/AIDS entre os usuários, pois apesar de uma atitude favorável ao uso do preservativo, na prática houve baixa adesão ao uso do mesmo, baixo conhecimento sobre transmissão do HIV e importante presença de DSTs em suas histórias de vida. Além disso, observaram-se especificidades com relação às vulnerabilidade dos usuários do CAPSad com relação ao HIV/AIDS, pois o estar sobre efeito de alguma substância psicoativa foi fator dificultador da utilização do preservativo. Por outro lado, nas evocações sobre álcool/drogas surge a importante associação destas com sexo, diversão e prazer, o que indica que esta combinação pode corresponder a sexo desprotegido.

Keywords : Representação social; AIDS; Drogas; Vulnerabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License