SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Experiência em clínica do trabalho com profissionais de T&D de uma organização pública"Apaixonados por carros como todo brasileiro" (?): Reflexões frankfurteanas sobre a indústria cultural contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SANCHIS, Isabelle de Paiva. Simmel e Goffman: uma comparação possível. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 856-872. ISSN 1808-4281.

Georg Simmel e Erving Goffman se situam no centro da problematização sobre a relação indivíduo/sociedade, tema fundamental na Psicologia Social, buscando categorias de mediação que ajudem a compreender a experiência dos sujeitos dentro da organização social. O objetivo deste trabalho é o de fazer um esforço de comparação entre duas dessas categorias - sociação, em Simmel, e frame em Goffman - inserindo-as na perspectiva mais ampla de cada um dos autores. Assim, são explicitadas também as concepções de indivíduo e de sociedade, em cada perspectiva, a fim de estabelecer um diálogo mais amplo e de vislumbrar a possibilidade de complementaridade entre as duas abordagens.

Palavras-chave : Simmel; Goffman; Sociação; Frame.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License