SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3"Apaixonados por carros como todo brasileiro" (?): Reflexões frankfurteanas sobre a indústria cultural contemporâneaA diferença tornada tradicional: formas de objetivação de populações indígenas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

DANTAS, Jurema Barros. Um ensaio sobre o culto ao corpo na contemporaneidade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 898-912. ISSN 1808-4281.

Pensar o modo como a valorização do corpo vem se tornando o imperativo do viver contemporâneo parece ser uma questão fundamental para o campo da Psicologia. O culto ao corpo se mostra como característica de nossa época e encontra-se assentado na busca diária por um corpo perfeito capaz de superar qualquer problema e corresponder qualquer expectativa. Visto pelos meios de comunicação como algo que pode ser manipulado ou modificado, o corpo vem se tornando pólo dos mais profundos desejos e um grande objeto de investimento. Discutir a relação que estamos construindo com o nosso corpo na atualidade é a preocupação deste artigo.

Palavras-chave : Corpo; Beleza; Perfeição; Atualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License