SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Um ensaio sobre o culto ao corpo na contemporaneidadeA produção da "circulação de crianças": entre capturas e nomadismos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

BERNARDES, Anita Guazzelli; MARQUES, Camilla Fernandes  e  MAZARO, Laíza Piva. A diferença tornada tradicional: formas de objetivação de populações indígenas. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 913-932. ISSN 1808-4281.

Este artigo tem como temática a análise de formas de objetivação das populações indígenas mediante a construção de políticas públicas voltadas para essas populações. A reflexão apoia-se nas ferramentas conceituais foucaultianas sobre verdade e política, para examinar práticas discursivas de atenção à saúde indígena a partir de ações em saúde voltadas para essas populações. A reflexão é feita com base na análise de periódicos científicos publicados posteriormente à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Povos Indígenas. Os periódicos foram selecionados na base de dados BVS. Foram utilizados 10 artigos e legislações em saúde como fontes de informação. A escolha desses 10 artigos se deu segundo o critério de um indicador epistemológico - tradicional. O tradicional é considerado um indicador epistemológico que constitui a possibilidade de conformação de um discurso indígena. A objetivação de populações indígenas como diferença retira dessas existências a própria condição de diferença, na medida em que se estabelece o tradicional como "ser" dessa diferença.

Palavras-chave : Discurso; Formas de objetivação; Populações indígenas; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License