SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3A diferença tornada tradicional: formas de objetivação de populações indígenasPadrões de concordância entre múltiplos informantes na avaliação dos problemas comportamentais de adolescentes: implicações clínicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MEDEIROS, Larissa Gonçalves  e  LEMOS, Flávia Cristina Silveira. A produção da "circulação de crianças": entre capturas e nomadismos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 933-947. ISSN 1808-4281.

O presente artigo pretende realizar uma análise da "circulação de crianças" a partir dos estudos antropológicos, discutindo-a como uma estratégia de problematização das naturalizações operadas em torno das idéias de infância e família e dando visibilidade aos regimes de verdade que as constituíram e aos efeitos produzidos por elas, especialmente na atuação de psicólogos e demais trabalhadores sociais. Apresenta-se uma discussão do conceito de risco dos trajetos e das práticas médicas e psicopedagógicas que sustentam relações de poder sobre os corpos de crianças ancoradas em uma lógica desenvolvimentista e com os lugares previstos para elas pelos especialistas. Finaliza-se o texto com uma analítica para desmontar o dispositivo de circulação em seus vínculos com a política de segurança em prol da constituição de um nomadismo como resistência às capturas que limitam a potência inventiva da criança.

Palavras-chave : Crianças; Circulação; Tecnologia de segurança; Nomadismo; Resistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License