SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3The production of "circulation of children": between catch and nomadismBeyond liver transplant: exploring adherence to treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

ROCHA, Marina Monzani da; FERRARI, Rafaela Almeida  and  SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Padrões de concordância entre múltiplos informantes na avaliação dos problemas comportamentais de adolescentes: implicações clínicas. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 948-964. ISSN 1808-4281.

Uma avaliação abrangente inclui informações advindas de múltiplos informantes, inclusive do próprio adolescente, que oferece uma perspectiva única sobre o caso. Buscando verificar padrões de concordância entre pais e adolescentes na avaliação dos problemas dos últimos e discutir as implicações clínicas das divergências, as autoavaliações de 66 adolescentes encaminhados para atendimento psicológico, expressas na resposta ao YSR, foram comparadas às avaliações feitas pelos respectivos pais sobre os comportamentos dos filhos, expressas nas respostas ao CBCL. O relato dos pais apontou mais problemas emocionais/comportamentais em termos de escores e na quantidade de casos que atingiram a faixa clínica dos instrumentos. Discutem-se razões para a concordância entre informantes ser maior na Escala de Externalização e implicações que discrepâncias trazem para o clínico. Conclui-se que a avaliação feita por múltiplos informantes é importante, independentemente das divergências, pois conhecer os comportamentos em diferentes contextos é fundamental para elaborar diagnósticos completos e intervenções adequadas.

Keywords : Avaliação psicológica; Múltiplos informantes; Adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License