SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Agreement patterns between multiple informants in adolescents' behavioral assessment: clinical implicationsResilience and lack of school success: a reflection about learning support rooms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

NOBREGA, Rafaela Tavares  and  LUCENA, Marineuza Monteiro da Silva. Para além do transplante hepático: explorando a adesão ao tratamento. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2011, vol.11, n.3, pp. 965-982. ISSN 1808-4281.

Esta pesquisa busca compreender o significado de adesão ao tratamento atribuído por transplantados hepáticos. A Análise de Conteúdo foi utilizada como metodologia para a apreciação dos relatos das entrevistas realizadas com pacientes identificados como não aderentes pela equipe de saúde do Centro de Transplante de Fígado do Ceará. Os pacientes expressaram que a adesão esta relacionada com diversos fatores, como por exemplo, o apoio familiar e o relacionamento com os profissionais de saúde, mas que também é algo que depende "da natureza de cada um". Percebe-se que a forma como lidam com a adesão é a maneira que encontram para incluir em suas vidas as exigências advindas do tratamento. Ao final do artigo, são discutidas estratégias visando à promoção da adesão entre os pacientes.

Keywords : Adesão ao tratamento; Transplante hepático; Promoção da adesão.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License