SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Treinamento de Habilidades Sociais Educativas Parentais: Comparação de Procedimentos a partir do Tempo de Intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ANGELICO, Antonio Paulo; CRIPPA, José Alexandre S.  e  LOUREIRO, Sonia Regina. Transtorno de ansiedade social e habilidades sociais de falar em público: estudo experimental. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 10-35. ISSN 1808-4281.

O falar em público tem sido considerado um importante estressor psicossocial. Objetivou-se, comparar e caracterizar o repertório de habilidades sociais apresentado por universitários portadores de Transtorno de Ansiedade Social (TAS) e não portadores frente a uma situação experimental estruturada, o Teste de Simulação de Falar em Público (TSFP). Participaram 26 universitários, sendo 13 com diagnóstico de TAS (grupo caso de TAS) e 13 não portadores de transtornos psiquiátricos (grupo não-caso). Esses grupos não apresentaram diferenças significativas para a maioria dos marcadores comportamentais de ansiedade. Um número maior de sujeitos do grupo não-caso foi avaliado como apresentando um nível de habilidades sociais apropriadas para falar em público, em comparação ao grupo caso. Os grupos diferiram significativamente na maioria dos itens indicativos da habilidade de falar em público do Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette). Considera-se que a avaliação por meio do TSFP pode favorecer o planejamento de programas de treinamento em habilidades sociais.

Palavras-chave : Transtorno de ansiedade social; falar em público; habilidades sociais; ansiedade; universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )