SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Transtorno de ansiedade social e habilidades sociais de falar em público: estudo experimentalAvaliação de um programa de promoção da empatia implementado na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini  e  BORELLI, Laura Moreira. Treinamento de Habilidades Sociais Educativas Parentais: Comparação de Procedimentos a partir do Tempo de Intervenção. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 36-58. ISSN 1808-4281.

O presente estudo tem como objetivo a comparação de dois procedimentos de intervenção com pais que buscaram promover melhores interações sociais com seus filhos, por meio do treinamento e fortalecimento das habilidades sociais. Os procedimentos diferiram apenas em relação ao tempo em que foram administrados: 20 sessões aplicadas uma vez por semana a um grupo (G1), e duas vezes por semana a outro grupo (G2). Como instrumento, utilizou-se o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P). Notou-se que ambos os grupos obtiveram resultados positivos, no entanto, G1 destacou-se no aumento das habilidades sociais dos pais e das crianças e G2, na diminuição dos problemas de comportamento. Conclui-se que a intervenção de maior duração pode proporcionar a maior aquisição e consolidação de habilidades, e aponta-se para a necessidade da realização de trabalhos preventivos com a população, e de estudos comparativos para o aprimoramento de procedimentos de intervenção.

Palavras-chave : habilidades sociais educativas parentais; comparação de procedimentos; intervenção com pais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )