SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Training Parental Educational Social Skills: Comparison Procedures from the Intervention's timeA bioecological study of the relations of friendship in an inclusive classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

RODRIGUES, Marisa Cosenza  and  SILVA, Renata de Lourdes Miguel da. Avaliação de um programa de promoção da empatia implementado na educação infantil. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 59-75. ISSN 1808-4281.

A empatia tem sido associada à inibição de comportamentos agressivos, ao desenvolvimento de ações pró-sociais e a um melhor ajustamento psicossocial. O presente estudo relata uma pesquisa-intervenção realizada com 36 crianças (5 e 6 anos - 16 meninos e 20 meninas), alunos de uma escola municipal de educação infantil de Juiz de Fora/MG. A intervenção envolveu pré e pós-avaliação de um programa promotor do desenvolvimento de habilidades empáticas. Utilizou-se a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes de Bryant (1982), adaptada. Os resultados comparativos das etapas de pré e pós-avaliação do programa indicam um incremento das habilidades empáticas. Defende-se a importância das intervenções preventivas no contexto educativo e a relevância da promoção do desenvolvimento da empatia enquanto fator de proteção ao desenvolvimento infantil.

Keywords : Empatia; Intervenções preventivas; Educação infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )