SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Avaliação de um programa de promoção da empatia implementado na educação infantilReabilitação profissional: o que pensa o trabalhador sobre sua reinserção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

FACIOLA, Rosana Assef; PONTES, Fernando Augusto Ramos  e  SILVA, Simone Souza da Costa. Um estudo bioecológico das relações de amizade em sala de aula inclusiva. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 76-92. ISSN 1808-4281.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, a qual investigou as interações entre uma aluna com deficiência visual e seus colegas, em uma sala de aula inclusiva, de uma escola pública de Belém do Pará, com o objetivo de averiguar como se estabelecem as relações de amizade neste contexto de desenvolvimento. Para a coleta de dados foram utilizadas duas técnicas: a observação e a entrevista sociométrica com o sujeito focal e seus colegas de classe. Os dados obtidos mostraram que as respostas da aluna quanto as suas preferências de amizade estão relacionadas à cooperação e ao compartilhamento em sala de aula e na área de recreação. O mesmo não aconteceu com os outros alunos, cujos dados obtidos na entrevista e observação, apontaram diferenças relevantes quanto às preferências de amizade, sobretudo no que se refere à aluna com deficiência.

Palavras-chave : educação inclusiva; relações de amizade; desenvolvimento infantil; inserção ecológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )