SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Futebol e violência: Freud explica?Avaliação dos estressores no trânsito: desenvolvimento da escala de estressores trânsito (ESET) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SISTO, Fermino Fernandes; CECILIO-FERNANDES, Dario  e  SILVEIRA, Fernando José. Funcionamento diferencial de condutas agressivas em jovens infratores e universitários agressivos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 158-174. ISSN 1808-4281.

Esta pesquisa teve como objetivo verificar o funcionamento diferencial dos itens de uma Escala de Avaliação de Tendência à Agressividade, comparando pessoas infratoras, e pessoas estudantes sem histórico conhecido de delinqüência. O primeiro grupo foi constituído por 41 jovens infratores, enquanto o grupo dois foi composto por 42 jovens universitários que obtiveram as mais altas pontuações na escala. Primeiramente, foi analisado o ajuste da escala ao modelo Rasch, sendo que as médias do infit e do outfit sugeriram boa adequação. O resultado da análise do funcionamento diferencial dos itens resultou em 24 itens, com funcionamento diferencial, sendo 10 favorecendo o primeiro grupo e 14 favorecendo o grupo de universitários. Concluiu-se que os comportamentos agressivos exclusivos dos infratores foram o de intimidação física, intimidação e vingança, e para o segundo grupo o comportamento de irritar as pessoas.

Palavras-chave : jovens infratores; agressividade; universitários agressivos; funcionamento diferencial do item; differential functioning of the item.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )