SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Funcionamento diferencial de condutas agressivas em jovens infratores e universitários agressivosRepetição de gravidez na adolescência: estudos sobre a prática contraceptiva em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SANTOS, Marcelo Mendes dos; CARDOSO, Hugo Ferrari  e  SANTOS, Thelma Margarida de Moraes dos. Avaliação dos estressores no trânsito: desenvolvimento da escala de estressores trânsito (ESET). Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 175-187. ISSN 1808-4281.

A presente pesquisa teve como objetivos construir e buscar evidências de validade e precisão de uma medida psicológica denominada Escala de Estressores do Trânsito (ESET). Participaram deste estudo 472 sujeitos, os quais responderam à escala, inicialmente composta por 72 itens. Os resultados alcançados após análise fatorial permitiram evidenciar validade de construto, permanecendo 37 itens, explicando 62,17% da variância, com as cargas fatoriais acima de 0,40 e confiabilidade de 0,96. A ESET apresentou quatro fatores: Veículo (19 itens com α=0,96); Condutor (sete itens e com α=0,87); Vias (sete itens e com α=0,80) e Ambiente (quatro itens e α=0,83). Discute-se acerca da importância de construção de instrumentos voltados para a área da Psicologia do Trânsito, haja vista a escassez de instrumentos que mensurem estressores para o contexto do trânsito brasileiro.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Construção de instrumento psicológico; Estresse; Psicologia do trânsito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )