SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Evaluation of transit stressors at: development of escala de estressores do trânsito (ESET)The notion of body schema in Merleau-Ponty's philosophy: analyses regarding the Phenomenology of perception author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

FERREIRA, Camomila Lira et al. Repetição de gravidez na adolescência: estudos sobre a prática contraceptiva em adolescentes. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 188-204. ISSN 1808-4281.

A gravidez na adolescência é um período crítico que traz riscos não apenas para a mãe, mas também, para o seu bebê. Tais riscos podem ser potencializados pela repetição de gravidez, constituindo-se como problema de saúde pública. Objetivou-se considerar o conhecimento e o uso de métodos contraceptivos entre 50 adolescentes, com idade média de 17 anos e com repetição de gravidez, atendidas em enfermarias da Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal/RN/BR. Trata-se de um estudo do tipo descritivo-exploratório, com a utilização de questionário semi-estruturado. A análise dos dados foi realizada com base na estatística descritiva através da análise das frequências das respostas das adolescentes. Resultados mostram que 44% das adolescentes conhecem pelo menos 3 métodos contraceptivos, sendo a camisinha o método mais utilizado na primeira relação (78,3%) e a pílula o mais utilizado no período que antecedeu a atual ou última gestação (68%). Há conhecimento dos métodos e relato do uso, mas a repetição de gravidez evidencia a necessidade de estimular práticas contraceptivas mais eficazes que considerem as peculiaridades da adolescência.

Keywords : Recorrência de Gravidez na Adolescência; Métodos Contraceptivos; Comportamento Contraceptivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )