SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A noção de esquema corporal na filosofia de Merleau-Ponty: análises em torno da Fenomenologia da percepçãoRepresentações sociais sobre pessoas com HIV/AIDS entre enfermeiros: uma análise estrutural e de zona muda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

NICOLAU, Roseane Freitas  e  GUERRA, Andréa Máris Campos. O fenômeno psicossomático no rastro da letra. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 226-241. ISSN 1808-4281.

Este artigo reflete uma preocupação clínica relativa à operação analítica junto aos fenômenos psicossomáticos. Fazendo-se um estudo das concepções lacanianas sobre o fenômeno psicossomático, nos detivemos nas proposições sobre a escrita, tomando-a na dimensão da escrita no corpo, a qual é uma dimensão distinta do registro do significante, para discutir a possibilidade de uma leitura nas entrelinhas da letra, na direção do tratamento. A relação entre letra e significante é destacada para pensar a passagem do gozo ao inconsciente, ou seja, do real ao simbólico, no manejo possível do gozo, segundo a lógica da quantificação, esperando que uma escrita do gozo possa operar. A ideia de que a escrita do corpo pressupõe efeito de sujeito, isto possibilita pensar o corpo marcado por cicatrizes, cuja operação é a leitura.

Palavras-chave : Fenômeno psicossomático; Significante; Gozo; Letra.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )