SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1The psychosomatic phenomenon in the wake of the letterComprehension of the meaning of family by university students from Bahia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

COSTA, Tadeu Lessa da; OLIVEIRA, Denize Cristina de  and  FORMOZO, Gláucia Alexandre. Representações sociais sobre pessoas com HIV/AIDS entre enfermeiros: uma análise estrutural e de zona muda. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 242-259. ISSN 1808-4281.

Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, descritivo, objetivando: descrever e analisar o conteúdo e a estrutura das representações sociais em torno da pessoa com HIV/AIDS entre enfermeiros. Foram 30 sujeitos/enfermeiros de um hospital universitário da capital do Rio de Janeiro/Brasil. Os dados foram coletados por Questionário de Caracterização e pela técnica de Mise en Cause. Os resultados indicaram um processo de mudança representacional sobre o HIV/AIDS e seus portadores, considerando o deslocamento do termo morte da centralidade para a periferia da representação; e a incorporação da cognição tratamento naquela posição. Foi corroborada a existência de uma possível zona muda na representação, composta por elementos de caráter contranormativo. Concluiu-se que as técnicas empregadas contribuíram para a melhor compreensão do conteúdo e da estrutura das representações em foco, sendo necessário maior investimento em estudos sobre o papel da normatividade social neste processo.

Keywords : Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Prática Profissional; Relações Interpessoais; Saúde Pública; Psicologia Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )