SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Identification of factors of predisposition for eating disorders: anorexia and bulimia in adolescents of Belo Horizonte, Minas Gerais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

ZANATTA, Jacir Alfonso  and  COSTA, Márcio Luis. Algumas reflexões sobre a pesquisa qualitativa nas ciências sociais. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 344-359. ISSN 1808-4281.

O presente artigo é uma reflexão sobre os caminhos percorridos no desenvolvimento de uma pesquisa. Buscou-se valorizar as questões éticas, onto-metodológicas e as práticas discursivas em comunicação, fazendo uma interrelação com o método qualitativo e a construção do conhecimento científico. Observa-se que numa cultura ética em pesquisa, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) surge como fruto maduro. No pretenso conflito entre abordagens, seja qualitativa ou quantitativa, a questão fundamental está nas condições onto-metodológicas postas pelo problema da pesquisa, a saber: práticas, empíricas e técnicas. Valoriza-se também as práticas discursivas, ligadas à comunicação, que contribuem para amarrar as questões ontológicas e metodológicas e surgem como uma possibilidade de superação da dicotomia quantitativo versus qualitativo na pesquisa em Ciências Sociais.

Keywords : Pesquisa; Ética; Método.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )