SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Suffering, muscolosketal disorders and depression at work context: psychodynamic approachLife style, perceived control and quality of life: a study with the aged population of Patos de Minas-MG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

DE LARA, Lutiane; GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima  and  HUNING, Simone Maria. Saúde da criança: produção do sujeito cidadão. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 395-415. ISSN 1808-4281.

Este artigo tem como objetivo discutir as práticas que envolvem a saúde da criança no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do documento "Caderneta de Saúde da Criança: passaporte da cidadania", que propõe atenção integral à saúde dessa população. Compreendendo a saúde como uma estratégia biopolítica, vamos investigar esta proposta como um investimento para a vida do sujeito cidadão, adotando para tal uma perspectiva teórica foucaultiana.  Assim sendo, ressaltamos que os cuidados com a saúde da criança não estão apenas voltados  para a promoção de uma política pública, mas, sobretudo, aponta para uma estratégia mais abrangente no que se refere  à  produção do sujeito cidadão, enquanto sujeito de direitos.

Keywords : Saúde da Criança; SUS; biopolítica; sujeito de direitos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )