SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Life style, perceived control and quality of life: a study with the aged population of Patos de Minas-MGUniversity programs for elderly people (UnATI): a study of social representation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

ROCHA, João Bosco de Assis; FLORES, Edmundo Rinolino Magalhães; LIMA, Leandro Cavalcante  and  RODRIGUES, Leandro de Jesus. Carregadores de Açaí: Análise ergonômica do trabalho de carregadores de Açaí do Mercado Ver-o-Peso em Belém do Pará. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 431-445. ISSN 1808-4281.

A atividade de carregador de açaí é típica da Amazônia. Para investigar aspectos ergonômicos desta atividade foram aplicados a 30 trabalhadores, cerca de 10% dessa população em Belém, o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares - QNSO (PINHEIRO; TRÓCCOLI; CARVALHO, 2002), objetivando conhecer sintomas de inadequações laborais. O estudo teve caráter exploratório e descritivo. Adicionalmente, foi realizada análise profissiográfica para melhor compreensão da atividade e as suas inadequações. A idade dos entrevistados variou de 15 a 58 anos (média=27 anos), o tempo de serviço de um mês a 20 anos e a jornada diária de 3 a 14 horas. As maiores frequências de sintomas foram: dorsal superior, 56,6%; dorsal inferior, 63,3%, e membros inferiores, 53%. Os resultados denunciaram a precariedade do trabalho ocasionada pela quantidade de peso transportada pelos trabalhadores, posição dos barcos, marés e condições meteorológicas. Este estudo pioneiro constatou a necessidade de implementação ergonômica.

Keywords : carregadores de açaí; ergonomia; atividade portuária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )