SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Percepção e Linguagem: descrição de figuras ambíguas por alunos universitários da área biológicaA influência da aprendizagem autorregulada na mestria escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

LACAZ, Alessandra Speranza; ROMANIO, Marcel; GOTARDO, Suzana Maria  e  HECKERT, Ana Lúcia C.. Questões contemporâneas no campo das políticas educacionais: Produção comunitária, Criminalização da vida e Práticas de liberdade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 479-500. ISSN 1808-4281.

O presente artigo se propõe a analisar políticas que se forjam na educação, tendo em vista os modos de vida contemporâneos operados pela biopolítica em seus tensionamentos entre poder e resistência. A partir de estudo bibliográfico e de indagações advindas de pesquisas que estamos atualmente desenvolvendo em escolas públicas, tomamos duas questões que nos têm inquietado: os modos-comunidade que são produzidos nesse momento histórico e as práticas que configuram o que designamos por criminalização da vida. Procuramos evidenciar as capturas que vêm sendo operadas na educação sob o signo comunidade mediante o uso desse constructo - ligado a uma ideia de participação coletiva - para a legitimação de práticas hegemônicas, ou em favor de políticas de segurança, como a presença cada vez mais frequente da polícia e do aparato/funcionamento judiciário nas escolas, em um contexto marcado pela difusão do medo. Entendemos, todavia, que tais capturas constituem-se em aprimoramentos dos modos capitalísticos de funcionamento, emergindo justamente porque a todo o tempo a vida se re-inventa e foge às modulações.

Palavras-chave : resistência; biopolítica; educação; comunidade; criminalização da vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )