SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Questões contemporâneas no campo das políticas educacionais: Produção comunitária, Criminalização da vida e Práticas de liberdadeJuventude e violência: trajetórias de vida e políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PAIVA, Maria Olímpia Almeida de  e  LOURENCO, Abílio Afonso. A influência da aprendizagem autorregulada na mestria escolar. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 501-520. ISSN 1808-4281.

Na última década, as investigações efetuadas no âmbito da autorregulação da aprendizagem revelaram um grande impacto na melhoria do rendimento escolar dos alunos. Esta investigação teve como objetivo estudar a influência da disrupção percebida na autorregulação da aprendizagem e a influência desta no rendimento escolar dos alunos, numa escola pública do norte de Portugal. Para avaliar os construtos utilizaram-se dois instrumentos - o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem e o Questionário dos Comportamentos Disruptivos Percebidos. Foram analisadas as respostas de 147 alunos (77 do sexo masculino e 70 do feminino), do 3.º Ciclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 12 e 19 anos. Constatou-se que os alunos que apresentam menor percepção dos comportamentos disruptivos são mais autorregulados na sua aprendizagem e obtêm melhores notas (Língua Portuguesa e Matemática), o que acentua a importância destes construtos no sucesso escolar. São discutidas implicações educativas nestes níveis de ensino.

Palavras-chave : Autorregulação da aprendizagem; rendimento acadêmico; disrupção percebida; ensino básico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )