SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Juventude e violência: trajetórias de vida e políticas públicasSignificados da finitude no mundo vivido de pessoas com HIV/AIDS: um estudo fenomenológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

BASTOS, Samira Safadi  e  RABINOVICH, Elaine Pedreira. Jovens de classes médias infratores e a questão da autoridade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 539-553. ISSN 1808-4281.

A questão norteadora deste trabalho foi como os jovens de classe média, em conflito com a lei, percebem o seu ingresso e permanência na criminalidade. Participaram deste estudo de caso seis jovens urbanos, entre 16 anos e 19 anos, de ambos os sexos, três dos quais sentenciados e três que não passaram pelo sistema judiciário. Os critérios para a classificação dos jovens como classes médias foram: renda, bairro de residência da família, ocupação e escolaridade dos pais. Dois níveis de análise foram vistos nos resultados: dimensões societárias, familiares e individuais, e dinâmicas relacionais, uma delas referente ao exercício da autoridade e ao uso de limites, enfatizados pelos participantes como uma questão central para o ingresso e permanência na criminalidade. A ausência de um lugar social legítimo de pertencimento dos jovens apontou para a necessidade de (re)construção de valores, assim como de seus ambientes familiares e comunitários.

Palavras-chave : juventudes; família; classes médias; ato infracional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )