SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Medium class youngsters in conflict with the law and the authority issueElements for a Psychology on Søren Kierkegaard's Thought author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

MOREIRA, Virginia; BLOC, Lucas  and  ROCHA, Marcio. Significados da finitude no mundo vivido de pessoas com HIV/AIDS: um estudo fenomenológico. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 554-571. ISSN 1808-4281.

Este estudo trabalha um dos temas emergentes relativos à pesquisa longitudinal fenomenológica, o qual diz respeito ao estigma na doença mental em portadores do  HIV/AIDS: a morte. Pretende-se compreender os significados da morte e da finitude e sua repercussão no mundo vivido de pessoas com HIV/AIDS. Foi utilizado o método fenomenológico mundano e reanalisadas 50 entrevistas com pacientes portadores de HIV/AIDS na referida pesquisa. Os resultados revelam que o momento da descoberta da doença, a iminência de sintomas e suas consequências, são os momentos descritos onde significados relativos à morte estão mais presentes. Significados da finitude repercutem no mundo vivido dos entrevistados e a possibilidade iminente da morte configura-se como fator de sofrimento e agravamento da doença.

Keywords : Morte; HIV/AIDS; Método fenomenológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )