SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Significados da finitude no mundo vivido de pessoas com HIV/AIDS: um estudo fenomenológicoDebilidade mental e psicose na trança do RSI: um caso clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

JANZEN, Marcos Ricardo  e  HOLANDA, Adriano. Elementos para uma psicologia no pensamento de Søren Kierkegaard. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 572-596. ISSN 1808-4281.

Este artigo aborda o existencialismo vivido de Sören Kierkegaard, e aponta algumas questões importantes para uma relação com a psicologia. Iniciando com sua biografia, de vasta importância para o entendimento de sua obra, o presente artigo perpassa os três estágios demarcados por Kierkegaard que delineiam o agir do indivíduo, a saber, o estágio estético, o ético e o religioso. Então, a noção de indivíduo para o autor será esmiuçada, quesito central para a relação entre Kierkegaard e a Psicologia. Na sequência, temas caros ao autor, como a verdade objetiva e a verdade subjetiva, assim como a angústia e o desespero serão tratados de modo a poder nos fornecer possíveis relações com a psicologia e o fazer psicológico, relações essas que podemos inferir através dos temas que marcam o empreendimento kierkegaardiano.

Palavras-chave : Kierkegaard; Psicologia; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )