SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Elementos para uma psicologia no pensamento de Søren KierkegaardPsicólogos em forma[ta]cão: Cartografias de um esboço de autoanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

COUTO, Luis Flávio Silva. Debilidade mental e psicose na trança do RSI: um caso clínico. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 597-622. ISSN 1808-4281.

Neste trabalho, propõe-se a leitura de um caso clínico, tomando-se por base as configurações do nó borromeano e das tranças, tal como propostos por Fabien Schejtman. Com pouco mais de sessenta anos, o paciente recebera, quando criança, o diagnóstico de retardo mental. Para nós, entretanto, trata-se de uma psicose ordinária sem fenômenos elementares, suplementada por uma debilidade mental. No texto, tecemos considerações sobre essa suplência que a debilidade mental faz ao lapso do simbólico em sua relação com o real, do ponto de vista das elaborações tanto dos nós, quanto das tranças. Mostramos não somente a configuração da trança antes de o paciente ser tratado por um praticante de psicanálise, como também a mudança de configuração que vem ocorrendo agora.

Palavras-chave : Debilidade mental; psicose ordinária; nó borromeano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )