SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Debilidade mental e psicose na trança do RSI: um caso clínicoContexto histórico e institucionalização acadêmica da psicopedagogia na Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PALMA, Nedelka Solís; RODRIGUES, Valter A.  e  MORAES, Marcia. Psicólogos em forma[ta]cão: Cartografias de um esboço de autoanálise. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 623-647. ISSN 1808-4281.

Este artigo visa instigar o exercício crítico que toma como ponto de partida o vivido e o não-vivido na experiência da formação acadêmica em psicologia. A metodologia é cartográfica, lançando mão de dois conceitos da Análise Insitituicional: implicação e analisador. Tal método de pesquisa nos permite revelar o jogo das forças instituídas implicado no saber/fazer da formação em psicologia, num curso de graduação em psicologia, de uma instituição privada, no interior do estado da Bahia, no Brasil. Analisamos as relações entre o neoliberalismo e a formação em psicologia, fazendo o uso do conceito foucaultiano de governamentalidade. Apontamos o currículo como a peça-chave de uma formação tecnicista esvaziada de uma atitude ética e de potência crítica. Formação ou formatação? Concluímos que a formação nunca é apenas a produção de um profissional, mas a produção de uma subjetividade na qual ficam incorporados modos de pensar, agir, sentir e perceber o mundo.

Palavras-chave : Formação em Psicologia; Neoliberalismo; Currículo; Produção de subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )