SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Psicólogos em forma[ta]cão: Cartografias de um esboço de autoanáliseCultura e desenvolvimento humano: saberes divulgados em um impresso brasileiro do século XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

VENTURA, Ana Clara; GAGLIARDI, Raúl  e  MOSCOLONI, Nora. Contexto histórico e institucionalização acadêmica da psicopedagogia na Argentina. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 648-662. ISSN 1808-4281.

Na Argentina, o estudo da aprendizagem e as características profissionais controversos e vestidos a partir da institucionalização acadêmica de Psicopedagogia. O objetivo deste trabalho é explorar as maneiras pelas quais o campo foi criado psicopedagógico e os principais elementos que favoreceram o surgimento da prática psicopedagógica na primeira metade do século XX e também permitiu a sua integração na universidade em 1956. Baseado em sua análise, o surgimento do sistema educacional, o surgimento da categoria de "fracasso escolar", proferida pela a prática individual dos professores e sistematização da raça de psicotécnicos foram estabelecidos como eventos significativos que levaram à institucionalização acadêmica da Psicopedagogia. A relevância de tais estudos continua a aprofundar, contextualizar e entender as raízes históricas e sócio-culturais controvérsias e debates em torno deste assunto.

Palavras-chave : Aprendizagem; Argentina; Psicopedagogía.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )