SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Reflexões sobre as bases para a edificação de uma psicologia KierkegaardianaA consciência e o mundo na fenomenologia de Husserl: influxos e impactos sobre as ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

HOLANDA, Adriano Furtado. O método fenomenológico em psicologia: uma leitura de Nilton Campos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 833-851. ISSN 1808-4281.

Este trabalho de História da Psicologia é parte de um projeto maior, o qual se propõe a construir a história da fenomenologia no Brasil. Nilton Campos é o responsável pela primeira publicação que relaciona diretamente Fenomenologia ao campo da Psicologia em nosso país. O trabalho procura igualmente lançar luzes sobre as possíveis razões que justificariam o desenvolvimento tardio do pensamento fenomenológico no Brasil. Partindo da leitura de sua tese de concurso, de 1945, intitulada O Método Fenomenológico na Psicologia, o trabalho procura isolar as influências e os autores envolvidos no desenvolvimento de seu trabalho, buscando esclarecer os primeiros caminhos da psicologia fenomenológica no País. São apontadas as relações com o pensamento de Brentano e da Escola de Berlim, e finaliza por apontar a contemporaneidade do trabalho de Nilton Campos, seu lugar no contexto da história da psicologia brasileira, bem como seu legado em autores mais recentes, como Antonio Gomes Penna.

Palavras-chave : Fenomenologia; Psicologia; História da psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )