SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Consciousness and the world in Husserl's phenomenology: influences and impacts on the human sciencesThe psychological emergency attendance as possibility of interchange between clinical psychology and public policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

KAHLMEYER-MERTENS, Roberto S.. Intencionalidade: estrutura necessária a uma psicologia em bases fenomenológicas.. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 867-882. ISSN 1808-4281.

O artigo toma por tema o conceito de intencionalidade. Questiona a posição deste conceito no âmbito de uma psicologia fundada em bases fenomenológicas. Para respondermos a esta questão, objetivamos apresentar o conceito de intencionalidade segundo a fenomenologia, reconstruir brevemente sua gênese histórica nas filosofias de Brentano, Husserl e Heidegger e indicar a importância deste conceito em autores da assim chamada Daseinanalyse (Binswangen e Boss). Abordada fenomenologicamente, tomamos a intencionalidade como traço fundamental de uma consciência; julgamos poder sustentar que esta estrutura viabiliza uma interpretação do psiquismo diversa daquela promovida pela leitura tradicional que reduz a consciência a sujeito. Considerando a intencionalidade a estrutura que permite a correlação imediata da consciência com seus fenômenos, julgamos lícito afirmar que uma Daseinanalyse, entendida como psicologia e psicopatologia fenomenológica, apenas se viabiliza no espaço aberto pela consciência intencional.

Keywords : consciência; intencionalidade; Daseinanalyse; Heidegger.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )