SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3O plantão psicológico como possibilidade de interlocução da psicologia clínica com as políticas públicasDesdobramentos clínicos das propostas humanistas em processos de promoção da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

VENDRUSCOLO, Juliana. Atendimento psicológico em instituições: da tradição à fenomenologia existencial. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 897-910. ISSN 1808-4281.

A delimitação do lugar da Psicologia como ciência continua sendo trilhada na atualidade, gerando embates relativos à classificação. Um importante campo de discussão foi aberto com a inserção do psicólogo em novos espaços de atuação. Como deve ser a intervenção no contexto institucional? Diferentes técnicas de atendimento psicológico foram desenvolvidas. O objetivo desse trabalho é apresentar nomenclaturas que diferenciem algumas modalidades de atendimento psicológico, utilizadas em instituições, e, posteriormente, desconstruir tal concepção presente na tradição da psicologia científica. Abre-se espaço para compreensão fenomenológico-existencial do atendimento do psicólogo institucional. Nesse artigo um caso foi relatado e discutido a partir da questão norteadora (não formulada aos participantes) "Como se dá a relação terapêutica?" Conclui-se que a relação terapêutica, no âmbito clínico ou institucional pode ser concebida apenas pela pré-ocupação por anteposição libertadora. Não há necessidade de classificações e diferenciações técnicas para especificar as modalidades de atendimento psicológico possíveis no cenário contemporâneo.

Palavras-chave : Psicologia Institucional; Psicologia da Saúde; Psicologia Fenomenológico-Existencial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )