SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Atendimento psicológico em instituições: da tradição à fenomenologia existencialSuicídio de universitários: o vazio existencial de jovens na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

TASSINARI, Marcia Alves. Desdobramentos clínicos das propostas humanistas em processos de promoção da saúde. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 911-923. ISSN 1808-4281.

O texto propõe uma articulação entre a concepção da Psicologia clínica contemporânea e seu desdobramento nos serviços de Plantão Psicológico. Apresenta-se um breve histórico da Psicologia Clínica, desde os primórdios da avaliação psicológica, passando pela compreensão clássica de clínica como tratamento psicoterápico, para delimitar a concepção atual de clínica ampliada e seu paradigma da promoção da saúde. Na comparação entre as dimensões patogênica e salutogênica, enfatiza-se a visão humanista, particularmente a proposta pela Abordagem Centrada na Pessoa, que mostra-se potente para lidar com o sofrimento humano em seus diferentes matizes de intensidade e profundidade. A autora apresenta as principais compreensões de Plantão Psicológico: como recepção, como triagem e como processo de atendimento à urgência psicológica. O artigo aponta as potencialidades do diálogo como restaurador da saúde e atualizador da cidadania. A proposta da clínica ampliada mostra-se pertinente para acolher uma parcela significativa da população brasileira em diversos contextos.

Palavras-chave : Promoção da Saúde; Plantão Psicológico; Abordagem Centrada na Pessoa; Psicologia Clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )