SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Desdobramentos clínicos das propostas humanistas em processos de promoção da saúdeMundo como fundamento da psicoterapia de grupo fenomenológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

DUTRA, Elza. Suicídio de universitários: o vazio existencial de jovens na contemporaneidade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 924-937. ISSN 1808-4281.

Estudos realizados na região nordeste com estudantes universitários dos cursos de medicina e de psicologia evidenciam um alto índice de ideação e de tentativas de suicídio entre eles. Ao mesmo tempo, não são incomuns as notícias de suicídio de estudantes em instituições de ensino superior, em universidades da região nordeste e sudeste, como por exemplo, Pernambuco e Rio de Janeiro. Partindo dessas evidências, este trabalho desenvolve reflexões acerca do contexto acadêmico, social e existencial em que tal fenômeno ocorre. Para isso recorre-se a algumas ideias da Analítica Existencial, tais como angústia, tédio e técnica. Espera-se que as discussões empreendidas possam acrescentar ao campo de estudo, bem como despertar as instituições acadêmicas para a importância desse fenômeno e, assim, favorecer a criação de estratégias de cuidado e solicitude que possam acolher o aluno em sua dimensão existencial.

Palabras clave : suicídio de universitários; suicídio e analítica existencial; tédio e suicídio; fenomenologia heideggeriana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )