SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3A clínica como poiéticaA experiência de autores judeus da psicologia sobreviventes do holocausto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

DIAS, Míriam Thais Guterres. História e reflexão sobre as políticas de saúde mental no Brasil e no Rio Grande do Sul. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 1024-1045. ISSN 1808-4281.

O presente trabalho analisa a constituição da política de saúde mental no Brasil e no estado do Rio Grande do Sul, contextualizada na trajetória das políticas de saúde no Brasil, com suas conexões com o sistema econômico, político e social do país, na perspectiva teórica dialético-crítico. O momento histórico analisado foi entre o Império e o final do século XX, período de significativas transformações na modelagem das políticas sociais, decorrentes das mudanças ocorridas no papel do Estado. A análise teórica considerará os movimentos presentes nas articulações entre o campo do conhecimento e o campo econômico e político, determinado a constituir e consolidar um estado nacional e desenvolvimentista. Quadros e sínteses apresentarão os acontecimentos mais relevantes nos períodos analisados, para melhor contextualização e análise dos mesmos.

Palabras clave : História da saúde mental; Políticas de saúde mental; Brasil; Rio Grande do Sul.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )