SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3História e reflexão sobre as políticas de saúde mental no Brasil e no Rio Grande do SulUma história da Abordagem Centrada na Pessoa no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

COSENTINO, Milena Callegari  e  MASSIMI, Marina. A experiência de autores judeus da psicologia sobreviventes do holocausto. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 1046-1062. ISSN 1808-4281.

O objetivo desta pesquisa foi o de abordar o tema "trauma e memória" na literatura de autores judeus da Psicologia, que viveram na Europa no período da Segunda Guerra Mundial/Holocausto; e analisar possíveis repercussões do trauma em suas vidas e teorias. O trauma psicológico é relacionado à vida de todo ser humano e tem merecido maior atenção de diversas disciplinas.  Violência, catástrofes e más condições de vida afetam a vida de muitos direta e indiretamente. Os autores escolhidos foram Kurt Lewin, Viktor Frankl e Bruno Bettelheim. Utilizou-se o método historiográfico, especificamente da área de história da psicologia. Os resultados apontaram que a situação traumática vivida modificou a maneira desses autores se posicionarem na teoria elaborada e na vida. Nos relatos encontram-se recursos pessoais, de teor psicológico e cultural, utilizados para vivenciar ou superar o trauma. Em suma, existe uma significativa relação dos estudos por eles realizados com a vivência do trauma.

Palavras-chave : trauma psicológico; Holocausto; Kurt Lewin; Viktor Frankl; Bruno Bettelheim.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )