SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3A experiência de autores judeus da psicologia sobreviventes do holocausto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

TRZAN-AVILA, Alexandre  e  JACO-VILELA, Ana Maria. Uma história da Abordagem Centrada na Pessoa no Brasil. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 1063-1069. ISSN 1808-4281.

O objetivo deste trabalho é construir um relato histórico da emergência da Abordagem Centrada na Pessoa no Brasil (ACP), visando responder às seguintes perguntas: como esta abordagem chega ao Brasil; com quem chega; como se desenvolve; quais influências de âmbito nacional esta abordagem recebe. Estas questões se fazem pertinentes pela constatação que a ACP entra no Brasil em uma época atravessada por movimentos libertários, como a contracultura, movimentos de minoria, antipsiquiatria e as batalhas pela democracia no Brasil. A ACP é uma das primeiras vertentes da Psicologia Humanista e deve sua sistematização ao psicólogo norte-americano Carl Rogers, que aponta para uma perspectiva de homem e das relações humanas e valoriza a potência de desenvolvimento do ser humano. O presente trabalho utiliza o método historiográfico, que consiste em um processo de reconstrução da história.

Palavras-chave : História da Psicologia; Abordagem Centrada na Pessoa; Historiografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )