SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Vivências de prazer-sofrimento no contexto de trabalho dos professoresO olhar do adolescente sobre a liberdade na escola: um estudo fenomenológico-compreensivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SANTOS, Larissa Chaves de Sousa et al. A cultura bullying na escola a partir do olhar das vítimas. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 27-40. ISSN 1808-4281.

No Brasil a preocupação com o fenômeno da violência no ambiente escolar surgiu a partir da década de 1980, mas foi no final da década de 1990 e início dos anos 2000 que os estudos passaram a investigar as relações interpessoais agressivas envolvendo alunos e professores. A presente pesquisa é um estudo descritivo de abordagem qualitativa que objetivou investigar o fenômeno bullying entre escolares da rede particular de ensino de Teresina-PI, Brasil. A análise das falas dos escolares vítimas de bullying mostrou que o fenômeno bullying foi caracterizado por meio de atos de violência verbal, física e/ou psicológica realizados diariamente, os quais geraram sentimentos negativos e de mal estar entre as vítimas. Além disso, tais atos resultaram em prejuízos imediatos aos escolares, como dificuldades de concentração, comunicação, e baixo rendimento escolar, que raramente foram denunciados por conta de impunidade aos agressores.

Palavras-chave : Psicologia; Bullying; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )