SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Bullying culture in school from the view of the victimsMeanings about "sexuality" and "drugs" among teenagers in the school context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

VIEIRA, Rita de Cássia. O olhar do adolescente sobre a liberdade na escola: um estudo fenomenológico-compreensivo. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 41-62. ISSN 1808-4281.

Este trabalho focaliza as experiências da liberdade de adolescentes no contexto escolar. Foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas com doze alunos. Os conteúdos expressos foram analisados com base numa estrutura de etapas proposta por Amatuzzi e concluiu-se que um contexto escolar mais liberal pode favorecer no processo de amadurecimento do adolescente, orientando-o no aprendizado da responsabilidade e da autonomia. A adolescência foi significada pelos entrevistados como uma complicada e confusa transição do status de criança para o de adulto. Estes adolescentes, ao viverem sua liberdade, entendem que ela comporta em si um caráter de contenção, de restrição e o fazem com base numa decisão que sabidamente terá ressonâncias no seu futuro; nesse processo decisório, onde a figura do outro é significativamente importante, predominam características como irreflexão e impulsividade.

Keywords : Adolescência; Escola; Liberdade; Fenomenologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )