SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A cultura bullying na escola a partir do olhar das vítimasSentidos sobre "sexualidade" e "drogas" entre adolescentes no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

VIEIRA, Rita de Cássia. O olhar do adolescente sobre a liberdade na escola: um estudo fenomenológico-compreensivo. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 41-62. ISSN 1808-4281.

Este trabalho focaliza as experiências da liberdade de adolescentes no contexto escolar. Foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas com doze alunos. Os conteúdos expressos foram analisados com base numa estrutura de etapas proposta por Amatuzzi e concluiu-se que um contexto escolar mais liberal pode favorecer no processo de amadurecimento do adolescente, orientando-o no aprendizado da responsabilidade e da autonomia. A adolescência foi significada pelos entrevistados como uma complicada e confusa transição do status de criança para o de adulto. Estes adolescentes, ao viverem sua liberdade, entendem que ela comporta em si um caráter de contenção, de restrição e o fazem com base numa decisão que sabidamente terá ressonâncias no seu futuro; nesse processo decisório, onde a figura do outro é significativamente importante, predominam características como irreflexão e impulsividade.

Palavras-chave : Adolescência; Escola; Liberdade; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )