SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The adolescent's point of view about freedom in school context: a phenomelogical-comprehensive studyVocational guidance and adolescent's health promotion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

BARROS, João Paulo Pereira  and  COLACO, Veriana de Fátima Rodrigues. Sentidos sobre "sexualidade" e "drogas" entre adolescentes no contexto escolar. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 63-85. ISSN 1808-4281.

Este artigo apresenta e discute sentidos sobre "sexualidade" e "drogas" construídos por adolescentes em um grupo de discussão sobre saúde, em uma escola de Fortaleza-CE. Resulta de uma pesquisa de mestrado que visou compreender o caráter mediador das interações desse grupo de discussão nos posicionamentos dos participantes uns frente aos outros e frente aos temas discutidos. A proposta buscou fundamentação na Saúde Coletiva e nos legados de Vygotsky e Bakhtin acerca dos processos de mediação semiótica. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa-intervenção executada mediante observações-participantes da dinâmica escolar e a formação de um grupo de discussão com dez adolescentes e um professor da escola. Os resultados apontam sentidos que articulam "sexualidade" e "drogas" aos signos do "risco" e da "prevenção", indicando tensões entre diversas vozes sociais nos posicionamentos dos adolescentes, o que se relaciona com a condição juvenil na contemporaneidade e com as práticas de saúde corriqueiramente dirigidas a esse segmento.

Keywords : Educação em saúde; Produção de sentidos; Drogas; Sexualidade; Adolescências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )