SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Vocational guidance and adolescent's health promotionPerception of mental illness by health professionals: possibility of broadening mental care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

CANEVER, Mario Duarte; KOHLS, Volnei Krause; LAGEMANN, Marcelo  and  RIGATTO, Paulo. Empreendedorismo: por que alguns estudantes e não outros escolhem ser empreendedores?. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 101-124. ISSN 1808-4281.

O propósito deste artigo foi explorar o interesse dos estudantes universitários no empreendedorismo e as razões que fazem alguns estudantes, e não outros, escolherem ser empreendedores. O estudo foi realizado com 580 estudantes de graduação (6% do total) de seis cursos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel/RS através de um survey estruturado. Enquanto os resultados revelam que o interesse em tornar-se empreendedor é alto e mantém-se constante ao longo dos cursos de graduação, somente 6% dos estudantes planejam de fato tornarem-se empreendedores. Tal decisão é dependente do gênero (homens = mais) e da idade (mais velhos = mais) dos estudantes. Os que planejam empreender são motivados pela independência, são mais atentos ao reconhecimento social, engajam-se mais em atividades fora da universidade, aproveitam o tempo para fazerem várias atividades e acreditam menos que o curso superior lhes oportunizará boa opção salarial. Finalmente, importantes implicações são derivadas para o desenvolvimento de uma educação universitária mais empreendedora.

Keywords : Estudantes; Empreendedorismo; Universidade; Habilidades; Motivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )