SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Empreendedorismo: por que alguns estudantes e não outros escolhem ser empreendedores?O (im)possível e necessário testemunho do louco infrator índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MACHADO, Márcio Pinheiro  e  PEREIRA, Maria Alice Ornellas. Percepção da doença mental por profissionais de saúde: possibilidades de ampliação do cuidado. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 125-138. ISSN 1808-4281.

O estudo abordou a percepção da doença mental por dezenove profissionais, membros da equipe de uma Unidade de Saúde de Família, através de representações gráficas (desenhos). Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa. Para coleta de dados, foi utilizado o procedimento apresentativo-expressivo com tema. A partir da análise temática, emergiram quatro temas que apontaram para a doença mental ligada ao cuidado em saúde, à visão médico-centrada, à exclusão/inclusão e ao meio social. A análise identificou percepções associadas ao paradigma biologicista, com reprodução de preconceitos. Destacou-se a importância do cuidado ampliado, evidenciando dificuldades de atuação profissional. O estudo apontou para a necessidade de investimento na capacitação profissional, numa tentativa de transformação dos conteúdos ideoafetivos apresentados pelo imaginário dos sujeitos.

Palavras-chave : Reabilitação Psicossocial; Desenhos; Pessoas mentalmente doentes; Equipe de assistência ao paciente; Saúde da família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )