SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Percepção da doença mental por profissionais de saúde: possibilidades de ampliação do cuidadoA importância do acompanhamento psicológico no processo de aceitação de morte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

EMERIM, Marcele de Freitas  e  SOUZA, Mériti de. O (im)possível e necessário testemunho do louco infrator. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 139-151. ISSN 1808-4281.

Neste artigo objetivamos problematizar o testemunho e suas relações com a experiência do denominado louco infrator entendido como a pessoa que se encontra internada em medida de segurança nos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico - HCTPs. Apresentamos algumas das condições de emergência dos HCTPs no Brasil explicitando suas convergências e divergências no tocante à crítica ao regime tutelar. Utilizamos os aportes teóricos de Foucault, Derrida e Agamben, para trabalhar a desqualificação e a interdição do discurso do louco infrator, assim como as suas atribuições de vida nua e de vida não sacrificável. Apontam-se as condições de possibilidade à constituição do testemunho como assunção do discurso do denominado louco infrator.

Palavras-chave : Testemunho; Louco infrator; HCTPs; Foucault; Derrida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )