SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1A importância do acompanhamento psicológico no processo de aceitação de morteEncaminhamento de crianças para atendimento psicológico e diagnóstico psiquiátrico dos pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

OLIVEIRA, Luciano Lima de  e  FONTENELE, Laéria. As concepções de masculino e masculinidade consoante Freud e sua consideração a partir da escuta de homens penectomizados devido a câncer. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 167-188. ISSN 1808-4281.

O tema do masculino e da masculinidade é recorrente na fala dos homens penectomizados por câncer de pênis sobre os quais recaiu nossa pesquisa de pós-graduação. Nesse contexto deparamos o refinamento com que Freud aborda ambos os conceitos. Pretendemos com esse artigo, sistematizar tais concepções na obra de Freud. Para tanto, realizamos uma exegese dos principais textos em que deles se ocupou. Partimos da premissa de que masculino e masculinidade não se confundem, embora estejam inegavelmente articulados. Procuraremos mostrar que enquanto o primeiro diz respeito à dinâmica pulsional, o segundo se refere à escolha de uma posição sexuada ao final do Complexo de Édipo. Tal escolha diz respeito menos à divisão entre dois sexos que entre duas modalidades de posicionamento perante o falo e o objeto causa do desejo. Além disso, trabalhamos a especificidade do desejo masculino, principalmente no que concerne à dissociação entre amor e desejo.

Palavras-chave : Masculino; Masculinidade; Sexualidade; Pulsão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )