SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1As concepções de masculino e masculinidade consoante Freud e sua consideração a partir da escuta de homens penectomizados devido a câncerO brincar como modo de tratamento ao real da doença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

LACERDA, Carla Renata  e  FIAMENGHI JUNIOR, Geraldo Antônio. Encaminhamento de crianças para atendimento psicológico e diagnóstico psiquiátrico dos pais. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 189-204. ISSN 1808-4281.

Objetivou-se, nesta pesquisa, analisar a relação entre o encaminhamento da criança, para atendimento psicológico, e a presença de transtorno psiquiátrico em um dos pais. Realizou-se um levantamento nos prontuários das crianças encaminhadas para o serviço de psicologia de um ambulatório público de Saúde Mental, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Surgiram quatro categorias de análise: presença de transtorno mental num dos pais, diagnosticado com a CID; presença de transtorno mental em algum familiar, o qual reside com a criança; referência de transtorno mental num dos pais, sem diagnóstico clínico; adversidades no ambiente familiar. Parece haver uma relação significativa entre sintomas apresentados pelas crianças e ambiente familiar, envolvendo transtorno mental dos pais, além do risco para a ocorrência de abuso. Afirma-se a necessidade de uma abordagem de atendimento familiar, incluindo ações preventivas em saúde e educação.

Palavras-chave : Família; Pais; Criança; Transtornos psiquiátricos; Prontuários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )