SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1O brincar como modo de tratamento ao real da doençaReintroduzindo o sintoma: a psicanálise como obstáculo à cientificização do tratamento psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MARTINS, Edna. Constituição e significação de família para idosos institucionalizados: uma visão histórico-cultural do envelhecimento. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 215-236. ISSN 1808-4281.

O envelhecimento tem sido objeto de muitas pesquisas visto o significativo aumento do quociente de idosos numa perspectiva mundial. O artigo apresenta pesquisa que buscou compreender, à luz da perspectiva  histórico-cultural, a significação dada ao envelhecimento e os sentidos atribuídos à família em seu processo de constituição e manutenção. Para tal, foram realizadas quatro entrevistas, com idosos entre 75 e 95 anos, que vivem em instituição de longa permanência. Os resultados indicaram que a significação do envelhecimento é subjetivada em cada história de vida, independentemente da idade ou estado de saúde do idoso. Na visão dos entrevistados, a família moderna atual tem se transformado tanto em sua estrutura como em suas relações, contudo, a convivência familiar e a vinculação do idoso ao seu grupo familiar aparecem como uma das formas privilegiadas do idoso se relacionar com o mundo, nas múltiplas formas de se construir como homem no mundo social.

Palavras-chave : Família; Idoso; Envelhecimento; Institucionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )