SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Reintroduzindo o sintoma: a psicanálise como obstáculo à cientificização do tratamento psíquicoO papel dos psicólogos em situações de emergências e desastres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

BRAZAO, José Carlos Chaves. Os sensos de si e a intersubjetividade: uma perspectiva desenvolvimentista não-linear. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 254-278. ISSN 1808-4281.

O presente artigo visa apresentar, sucintamente, a Teoria dos Sensos de Si de Daniel Stern, como ela é descrita e concebida em seus trabalhos de 1985, 1995, 2004 e 2010. Nossa iniciativa se apóia sobre as questões que o autor levanta que colocam em cheque as concepções de desenvolvimento ortodoxas, propondo um modelo diferenciado para se pensar o desenvolvimento humano e seu consequente efeito sobre a organização da subjetividade. São enfatizados os períodos de desenvolvimento pré-verbais e os modos de relação afetivos que são desenvolvidos anteriores à atualização da competência linguística, e a intersubjetividade como sua expressão mais insígne. Dentre os conceitos principais do autor, destacamos a percepção amodal e a sintonia afetiva. Em paralelo, colocamos em questão a utilização privilegiada do recurso verbal na clínica psi.

Palavras-chave : Intersubjetividade; Sensos de si; Desenvolvimento não-linear.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )