SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Os sensos de si e a intersubjetividade: uma perspectiva desenvolvimentista não-linearO Manifesto dos filósofos alemães contra a psicologia experimental: introdução, tradução e comentários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

TRINDADE, Melina Carvalho  e  SERPA, Monise Gomes. O papel dos psicólogos em situações de emergências e desastres. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2013, vol.13, n.1, pp. 279-297. ISSN 1808-4281.

Os desastres podem resultar em danos pessoais, materiais, ambientais e humanos. Sob essa perspectiva, este trabalho visa discorrer sobre as possíveis intervenções do psicólogo e colaborações da Psicologia frente aos eventos de emergências e desastres. Para isso, é realizada uma pesquisa qualitativa, na qual é aplicada uma entrevista semiestruturada com dois psicólogos que atuam nessas situações. O estudo revela uma mudança do enfoque dos profissionais da Psicologia quanto ao tema, que passa do diagnóstico à prevenção das comunidades, propondo intervenções que priorizam a subjetividade das pessoas. Também é apontada a importância do assunto ser discutido e desenvolvido em políticas públicas e de modo interdisciplinar. Ressalta-se ainda que o papel do psicólogo nesse contexto é amplo, abrangendo os diversos campos da Psicologia.

Palavras-chave : Emergências e desastres; Atuação do psicólogo; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )